Busca rápida
 

 

outros paises, outras regiões em BRASIL, outras localidades em SãO PAULO

 

Itanhaém



. Cidade de Itanhaém foi descoberta e fundada pelo navegador português Martim Afonso de Souza, no dia 22 de Abril de 1.532.

Segundo historiadores ele estabeleceu o fundamento da povoação de Itanhaém entre a tribo dos Itanhaens que vivia juntamente com colonos, ao redor de pequeno porteiro na praia de Peruíbe a 13 km, ao sul de Itanhaém. Mais é evidente que o navegador ao estabelecer essa povoação, estava na realidade fundando toda esta região e principalmente à margem direita do Rio Itanhaém do mar olha para a terra, porque a exuberante foz do rio os morros de que de um lado e de outro do rio existem acomodando pequenas e belas praias em forma de baía, costões de pedras se antepondo ao mar, área a frente do morro Itaguassú onde hoje situa-se o Convento, formam razões mais que óbvias sob todos os enfoques, para o estabelecimento de vilas e aldeias.

Tanto é verdade que alguns anos depois, mesmo com a chegada dos jesuítas junto aos índios e colonos e a construção da Igreja e Colégio dos Padres Jesuítas, depois chamado Colégio de São Batista paralelamente formava-se aqui onde hoje é o centro de Itanhaém a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, uma paliçada de torras ao redor das casas com três saídas para rio e a Ermida, pequena Capela de Barro com a Cruz de fé cristã no Alto do Itaguassu, e aos poucos todos foram transferindo-se da Aldeia de São João Batista para este outro lado do Rio onde florescia a aldeia e feitoria agrícola de Nossa Senhora da Conceição.

A 13 de Janeiro de 1.561, Cristovam Gonçalves é designado Juiz Pedâneo aos 19 de Abril do mesmo ano Itanhaém já tem pelourinho e ganha foro de vila. E assim desenvolveu-se lentamente porque sempre foi uma Vila podre e esquecida até que em 1.624 vem conhecer período de grandeza quando obtém predicamento de Cabeça de Capitania passando a ter jurisdição sobre vasta extensão de terras.
Ao final deste período foi elevada à município em 1.700 torna-se mais ainda um esteio de fé e esperança. Em 1.906 de Conceição de Itanhaém é elevada a categoria de Cidade.

Principais Distâncias
Capital - 143 km
Santos - 56 km
Sorocaba - 243 km

Coordenadas Geográficas
Latitude: Latitude: 24 11? 01
Longitude: Lon°itude: 46 47? 19

Idioma: Português
Moeda: Real R$
Sistema Elétrico: 220

Informações
Itanhaém possui um grande potencial turístico, que está permanentemente em desenvolvimento. Têm turismo radical, ecológico, histórico, além de grande diversidade de fauna e flora da Costa da Mata Atlântica, dos 27 km de praias e dos lindos locais para a prática de pesca esportiva e mergulho.

Ideal para banhos de mar e calmarias. Também é conhecida como Praia Grande ou Praião.
Destaque-se;
Prainha ou Praia dos Pescadores.
Entre a foz do Rio Itanhaém e a Praia dos Sonhos, medindo aproximadamente 450 m e que tem na outra ponta um pequeno e singelo morro de pedras e vegetação, chamando Púlpito de Anchieta, sendo ainda rodeada pelo morro de Sapucaetava e Ilha das Cabras.

Praia dos Sonhos
Com seus 800 m de beleza e curvatura que terminam no imponente costão e morro de Paranambuco. Do meio desta Praia de Sonho e durante pequeno trecho, ela liga-se com o grande e alto morro do Piraguyra que possui dois corpos unidos como se formando a letra H (onde um corpo volta-se para o manguezal e o outro para o mar e os dois formam o vale do Piraguyra).


Gruta Nossa Senhors de Lourdes
A gruta localiza-se bem no meio da Praia do Sonho, dando uma beleza enorme a quem Visita. È formada de pedras , estilo bem simples. Há uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes num altar. Ainda é celebrada missa lá quando requer.
Links Patrocinados
 

Alugue temporada em Itanhaém

Confira as opções abaixo e encontre o aluguel perfeito para sua temporada.

 




1 2 3 4


>

Exibindo imóveis de temporada em Itanhaém
de 1 ao 10 de 37 imóveis

 
 
 

Encontre sua temporada  |  Atualizar seus Imóveis  |  Anuncie Aqui  |  Fale Conosco  |  Ajuda

Sobre nós  |  Termos de Uso


2,54 MB em 0.20263 seconds 1508745910